Guia de lisboa

O que fazer este Natal em Lisboa

Neste Natal de 2022, o verbo é o IR. Durante o próximo mês não faltam lugares para ir em Lisboa, para além das lojas de compras. A magia do Natal está no ar e, naturalmente, os mais pequenos são o centro das atenções. Miúdos e graúdos podem desfrutar deste conjunto de sugestões natalícias, a começar pelo nosso passeio. Sabiam que o Pai Natal disse não à exploração animal e agora anda de tuk-tuk elétrico?

1 – Ir ver as luzes de Natal de tuk-tuk

Ainda não é uma tradição de Natal, mas temos a certeza de que vai passar a ser.  Depois do grande sucesso que tivemos no ano passado, estamos de volta para mais passeios de tuk-tuk para ver as luzes de Natal no centro da cidade: da Avenida da Liberdade, ao Chiado e Camões, passando pela Praça do Comércio. Os tuk-tuks já são parte incontornável da cidade e não são só para turistas. Os portugueses também adoram a experiência, especialmente as crianças. O nosso programa natalício decorre todos os dias de 6 de dezembro a 6 de janeiro, exceto nos dias 24, 25, 31 e 1.

2 – Ir ao Rossio Christmas Market

O mercado de Natal do Rossio, na Praça D. Pedro IV, é um brinde para os olhos: muita luz e cor, decorações, diversões para as crianças e, claro, pequenas casas de madeira a vender os mais variados produtos portugueses. Destaque para o artesanato, para os doces tradicionais e para o vinho aquecido. Neste mercado, que vai ficar no Rossio até 21 de dezembro, é possível ainda ver uma exposição de Natal do Hospital de Bonecas, numa viagem ao passado para todas as idades.

3 – Ir à Wonderland Lisboa

A Wonderland Lisboa está de regresso ao Parque Eduardo VII para a sua 7ª edição. A partir do dia 30 de novembro e até 1 de janeiro, miúdos e graúdos podem deixar contagiar-se pela magia do Natal neste parque de diversões, que tem a roda gigante como principal atração. A vista lá de cima é incrível, mas, para isso, não pode ter medo de ficar a 26,5 metros do chão. Há muitas outras atrações: a aldeia do Pai Natal, a pista de patins ecológica, os trampolins, as cadeiras voadoras e a pista de carrinhos.

4 – Ir comprar bolo-rei à Confeitaria Nacional

Se o bolo-rei faz parte da tradição portuguesa, ir comprá-lo à Confeitaria Nacional, na Praça da Figueira, é cumprir o ritual completo. Mesmo que haja fila de espera. Foi desta pastelaria que saíram os primeiros bolos-rei a ser vendidos em Lisboa, por volta de 1870. Consta que o fundador daquele que é o segundo café mais antigo de Lisboa, depois do Martinho da Arcada, trouxe a receita de França e implantou-a em Portugal. O bolo-rei da Confeitaria Nacional tornou-se, ainda no século XIX, o mais famoso da cidade. E há motivos para isso. Só pena que já não tenha fava nem brinde.

5 – Ir ao Circo de Natal do Coliseu dos Recreios

Há quem diga que a tradição já não é o que era. Mas para nós, o Natal ainda se faz com uma ida ao circo. E em Lisboa, o mais antigo e famoso é o do Coliseu dos Recreios. É espantoso: o circo do Coliseu dos Recreios existe há 132 anos. A sala transforma-se numa grande tenda de circo, para receber palhaços, acrobatas, malabaristas, trapezistas e ilusionistas. O circo vai funcionar entre 6 e 25 de dezembro. Durante a semana, as sessões são de manhã e ao domingo são à tarde. E os organizadores deixam uma nota: não há números com animais.

6 – Ir ver um filme de Natal ao cinema São Jorge

Neste caso, temos uma sugestão que é uma estreia. O cinema São Jorge vai receber pela primeira vez, entre 3 e 18 de dezembro, a iniciativa Fitas de Natal. De que se trata? Da exibição de uma série de filmes, verdadeiros clássicos, ligados ao imaginário de Natal. A programação foi pensada para os mais pequenos, mas toda a família poderá desfrutar destes quatro filmes: “Nightmare Before Christmas” , “Disney’s a Christmas Carol”, “The Muppet Christmas Carol” e “How the Grinch Stole Christmas”. A entrada é livre e as sessões acontecem ao sábado ou ao domingo.

7 – Ir ver um concerto natalício

Os concertos natalícios vão regressar à cidade com o programa Natal em Lisboa. Na edição deste ano, que decorre entre 2 e 18 de dezembro, ao habitual repertório barroco e clássico nas igrejas, junta-se a poesia em forma de música, num manifesto pela paz, bem como o pop-rock português, num concerto inusitado. Toda a programação é gratuita. São tantos os concertos e os espetáculos que o melhor é consultar a agenda completa desta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC.

8 – Ir fazer a Corrida de São Silvestre

De há uns anos a esta parte, algumas corridas de São Silvestre deixaram de se organizar na noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro. É o caso da São Silvestre de Lisboa que, este ano, se realiza a 17 de dezembro às 21h30. São 10 km com partida e chegada na Avenida da Liberdade. Há também uma corrida para crianças até aos 13 anos, mas realiza-se noutra data e local: a 10 de dezembro no Anfiteatro Keil do Amaral, em Monsanto, pelas 11h30. Chama-se Clube Pelicas São Silvestre da Pequenada e o valor das inscrições reverte para a APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

TEXTO ESCRITO A 26 NOVEMBRO DE 2022

Está a pensar passar uns dias em Lisboa?
Então Veja os nossos pacotes de passeios.
Combine o seu transfer com qualquer uma das nossas tours e poupe 20%

Avaliações e classificações fidedignas​

6º no ranking do TripAdvisor entre 1360 excursões em Lisboa.

Cancelamento gratuito
com 24 horas de antecedência

Mudou de planos?
Não há problema.

relação preço qualidade garantida

As melhores experiências ao melhor preço.