Este é o melhor roteiro para visitar todos os pontos mais emblemáticos do centro de Lisboa, desde a cidade velha, onde viveram fenícios, romanos e mouros, à zona nobre do Chiado e ao boémio Bairro Alto, resultado do crescimento da metrópole após a época áurea dos Descobrimentos.
Lembramos o terramoto de 1755 na magnífica Praça do Comércio e daí é só puxar a brasa à nossa “Sardinha”, desde a Sé Catedral aos miradouros de Santa Luzia e Portas do Sol, passando pelo Teatro Romano e pela igreja do nosso Santo António casamenteiro.
Por ruas estreitas e sinuosas, subimos até ao bairro operário da Graça. Aí, do ponto mais alto, com a cidade a seus pés, dê um “olá” à Senhora do Monte e ao castelo de São Jorge, antes de conhecer o mosteiro de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional.
Em Alfama, a “Sardinha” vai formosa e segura e até arrisca cantar um fado, por entre becos e vielas de má vida. O Museu de Fado é já ali, mas não há tempo a perder, seguimos até à Baixa pombalina e subimos ao Chiado e ao Bairro Alto, de damas e cavalheiros, escritores, artistas e boémios.
As compras ficam para mais tarde, mas há ainda tempo para ver o Convento do Carmo e o largo onde se fez a revolução dos cravos de Abril de 1974, e ainda as vistas no miradouro de São Pedro de Alcântara.
Pontos de interesse em Lisboa
WhatsApp us